COOPERATIVAS
 se mantêm FORTES em tempos de crise.

Sistema OCB/PE - Notícias

Sescoop/PE promove Workshop sobre PDGC

Foi dado início ao primeiro módulo do Workshop do PDGC, organizado pelo Sescoop/PE. Ao todo, 25 dirigentes de cooperativas de todas as regiões pernambucanas, e dos diversos ramos, participam do evento, em um hotel no bairro de Boa Viagem, na zona Sul do Recife. No primeiro momento, que acontece nos dias 23 e 24 de março, o público recebe informações dos meios necessários de preenchimento do Programa de desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. O encontro tem como objetivo facilitar o entendimento dos gestores no programa, visando a contribuição do desenvolvimento da autogestão, sempre de olho na sustentabilidade e no ambiente de respeito aos valores e princípios cooperativistas.

O primeiro módulo está sendo conduzido pela especialista técnica e representante da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Luciana Lima. Ela ficou responsável por auxiliar os dirigentes no desenvolvimento de um plano de melhoria contínuo da gestão nas cooperativas, baseado nas respostas do questionário do PDGC em 2017. A especialista, também facilitou no entendimento da ferramenta, os conceitos e como o programa pode ser um divisor de águas no entendimento de uma gestão de excelência nas instituições.

“Nossa meta maior é auxiliar a quem faz o cooperativismo pernambucano na elaboração de um bom plano de melhoria de gestão, baseado na autoavaliação permitida pelo PDGC, que é realizado em ciclos anuais. Além do encontro facilitar no entendimento da ferramenta, ele nos permite trocar experiências entre o público. Isso nos possibilita analisar quais são os pontos fortes e fracos da cooperativa, ajudando a traçar mais ações de melhoria a partir de outras vivências”, comentou Luciana Lima.

Além da oportunidade de seguir um plano de melhoria, a representante da FNQ explicou no encontro que o PDGC permite conhecer o grau de maturidade das práticas de governança e gestão com base no modelo referencial, construído a partir de ações simplificadas no Modelo de Excelência da Gestão. O Programa também fortalece a promoção do aprendizado organizacional, desenvolvendo a cultura da excelência e no desenvolvimento da visão sistêmica dos dirigentes. Toda atividade é formada através de um ciclo de controle, formado por um plano de execução, verificação e execução.

O material apresentado pela representante da FNQ agradou bastante ao representante enviado pela Cooperativa de Médicos do Brasil, Alexandre Ribeiro, que é colaborador da instituição na área administrativa. De acordo com eles, boa parte do programa já é utilizado na cooperativa, porém só faltando uma visão mais sistêmica para sair de forma cada vez mais gerencial. “O Programa nos diz muito o caminho do sucesso na gestão. Temos nossos planos de controle e excelência, que serão agregados ao PDGC. Ele nos ajudará a autoavaliar, dizendo como poderemos nos fortalecer como gestores e cooperativa”, comentou Alexandre.

A vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Pernambuco (Coopanest-PE), Joyse Breenzinckr Ferreira, também está no grupo que participa do primeiro módulo. Segundo ela, a cooperativa está caminhando para um melhor entendimento no PDGC, tendo até o momento conquistado o selo ISSO 9001, que assegura a qualidade do local nos processos de gestão de governança. 

“Temos o selo, que garante a nossa qualidade. Porém, agora, buscamos uma avaliação voltada prioritariamente para cooperativas. O PDGC será um enorme ganho e nos dirá como melhorar no seguimento, respeitando os valores como cooperativa. Nossa direção já está convicta de que, com o questionário do programa, poderemos evoluir cotidianamente, nos tornando uma referência”, pontuou a vice-presidente da Coopanest. 

Add a comment

Dirigentes de cooperativas pernambucanas participam de Seminário sobre energia renovável

 

Gestores de cooperativas pernambucanas do ramo Infraestrutura embarcam nesta quarta-feira (22), com destino ao estado do Pará, onde participam do seminário O futuro e as energias renováveis. A intenção dos dirigentes pernambucanos no evento é de participar dos debates e buscar alternativas para diversificar as atividades em Pernambuco. A viagem do grupo, formado por nove pessoas, entre elas o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, será encerrada somente no dia 27 de março, após a participação de um painel sobre as formas e a viabilidade da energia renovável. 

O evento, que tem o apoio da unidade estadual da OCB do Pará, acontece na cidade de Paragominas, localizada a 315 quilômetros da capital paraense. Entre as programações do encontro, umas das mais esperadas é a visita técnica até a Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober). A instituição é a primeira no pais a trabalhar com a placas fotovoltaicas, produzindo energia limpa a partir da luz do sol. Além da visita, o seminário receberá autoridades do cooperativismo para debater o lugar das cooperativas na geração e distribuição das energias renováveis.  

“Será um evento de muito aprendizado e troca de experiências. Lá, conheceremos experiências de sucesso e as tendências para um futuro muito próximo. Com tudo que iremos ver em Paragominas, temos a ideia de discutir o que é viável e tentar adaptar para a nossa realidade, diversificando a maneira de produção das nossas cooperativas, no campo da energia”, contou o presidente do Sistema OCB/PE.

Add a comment

Cooperativas de Petrolina comemoram o Dia Internacional da Mulher

A cidade de Petrolina, no Sertão pernambucano, foi o local escolhido para receber uma série de eventos, todos em comemoração ao mês que marca o Dia Internacional da Mulher. Durante dois dias, cooperativas da região receberam palestras sobre qualidade de vida em celebração à mulher cooperativista. As programações foram organizadas pelo Sescoop/PE e tiveram ao todo 130 participantes. O objetivo delas era de levar informação sobre equilíbrio emocional, como manter uma postura ética dentro do ambiente de trabalho, além de formas de se evitar o estresse e dicas para uma vida saudável.

 

O primeiro dia do evento aconteceu para mulheres que são representantes de órgãos da sociedade civil e esposas de cooperados da Cooperativa dos Proprietários de Transporte do Vale do São Francisco (Coopertransertão). Essa foi a primeira vez que a instituição recebeu uma festividade direcionada somente a elas, mas, de acordo com o presidente, Nireu Ferreira, por conta do sucesso de público, já foi iniciado um planejamento de outros encontros com a intenção continuar a integração entra a cooperativa com a sociedade. Ainda de acordo com o dirigente, no relatório desenvolvido por algumas pessoas que participaram da palestra, era nítida a felicidade da participação no evento, com maior exaltação ao tema do poder que a mulher possui.

 

“Foi impressionante ver a quantidade de mulheres que participaram do evento. Muitas nos procuraram para agradecer e já perguntavam quando aconteceria o próximo. Percebemos a elevação da autoestima e da confiança. Momentos assim valorizam o poder da mulher e chamam a atenção para o que ela é capaz. Agora, iremos trabalhar para que eventos, como estes organizados pelo Sescoop/PE, aconteçam aqui com uma maior frequência”, comentou o presidente da Coopertransertão.

 

Em outro momento do mesmo dia houve um evento semelhante. Desta vez, foi na Cooperativa dos Exportadores do Vale do São Francisco (Coopexfruit). Lá, a palestrante trabalhou questões de saúde da mulher e abordou situações de como elas podem trabalhar sem esquecer das práticas que colaboram com o bem-estar. Entre as mulheres do público participante, estavam cooperadas, esposas de cooperados e colaboradoras da cooperativa. “Foi um evento muito diferente, totalmente dedicado a saúde e equilíbrio mental das mulheres. O que aconteceu, de fato, foi uma grande confraternização e troca de experiências. Experiências de trabalho, dicas de casa e também de hábitos saudáveis. Aliado a isso, houve bastante informação para que elas possam se cuidar cada vez mais”, relatou a gerente da CoopexFruit, Talita Cordeiro.

 

Já no dia seguinte, foi a vez da cooperativa de Crédito Sicred Vale do São Francisco e da Cooperativa de Produtores Exportadores do Vale (Coopexvale) receberem o mesmo evento. Nas duas cooperativas, foi salientado o bem-estar provocado pelo momento de interação. O tema da saúde em meio às atividades cotidianas foi mais uma vez levado ao debate. Ao fim dos momentos, as mulheres receberam presentes, como pinceis para maquiagem. “Toda mulher gosta de se arrumar, valorizar a sua beleza. E os presentes ajudam nisso, dando até o poder de elevação da estima. Esse foi um dos temas trabalhados durante a palestra, fato altamente necessário às mulheres, que têm tantas responsabilidades, conseguindo hoje mais espaço dentro do mercado de trabalho”, pontuou Jusileide Vieira, gerente da Coopexvale. 

Add a comment

Sescoop/PE promove eventos comemorativos ao Mês da Mulher

Teve início hoje (17/03), em Petrolina, o ciclo de palestras de qualidade de vida em celebração ao mês da Mulher Cooperativista. Os eventos aconteceram hoje nas cooperativas Sicredi Vale do São Francisco (Ramo Crédito) e Coopexfruit (Ramo Agropecuário). Amanhã, as cooperativas Coopexvale (Ramo Agropecuário) e Coopertranssertão (Transporte) receberão o evento. Ao todo, mais de 130 participantes contarão com orientações e dicas para manterem uma vida mais saudável. 

Para a gerente de Relacionamento do Sicredi Vale do São Francisco, Edyvania Carvalho Pereira, o evento foi positivo. “A palestra focou a questão da valorização e trouxe um tema novo, que abordou os detalhes sobre os cuidados do coração e sintomas que podem indicar um problema cardíaco”, frisou. Na cooperativa, o empoderamento feminino já é uma realidade. As três gerentes do Sicredi VSF são mulheres e o número de colaboradores é de 26 mulheres para 19 homens. “Todo mundo gostou da palestra. O evento surpreendeu e temos só que agradecer ao Sescoop por proporcionar a reflexão sobre o cuidado com a gente, pois, muitas vezes, as pessoas só pensam no exercício da função”, concluiu.

Cada evento possui a duração de 2 horas e aborda os seguintes temas: Transformando Crise em Oportunidade,Vencer é uma Decisão Sua; Postura e Ética no Ambiente de Trabalho; Administrando o Estresse; Virtudes e Forças da Mãe Moderna e Equilíbrio Emocional.

 

 

 

 

Add a comment

Vídeos

adidas superstar air max suisse nike roshe run suisse nike roshe run mbt suisse nike air force suisse ray ban suisse nike air max suisse louboutin suisse mbt geneve christian louboutin suisse new balance suisse cialis suisse viagra suisse kamagra 100 viagra suisse levitra suisse kamagra gel priligy suisse viagra generique