COOPERATIVAS
 se mantêm FORTES em tempos de crise.

Em última reunião do ano, Sistema OCB/PE faz encontro dos Conselhos

Pela primeira vez, o Sistema OCB/PE fez uma assembleia conjunta entre o Conselho de Administração e Fiscal do Sescoop/PE, além do Conselho Diretor da OCB/PE. A reunião foi uma grande confraternização entre os dirigentes que representam o cooperativismo pernambucano. Somado ao momento de congregação, cada grupo pode saber a pauta das outras entidades e opinar sobre o trabalho realizado. A assembleia foi coordenada pelo presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo de Oliveira, com o apoio da superintendente da casa, Cleonice Pedrosa, além do gerente de operações do Sescoop/PE, Airon Dias.

A primeira pauta debatida foi do Conselho de Administração do Sescoop/PE. Um dos primeiros pontos foi o cronograma de reuniões do grupo durante o ano de 2018. O primeiro encontro será no dia 22 de fevereiro. A última pauta, de acordo com o cronograma previamente montado, será debatida no dia 15 de dezembro. No mesmo momento também foi possível observar o cronograma montado para o Conselho Fiscal. A primeira reunião do grupo acontece no dia 26 de fevereiro e o último acontecerá no dia 15 de dezembro. Sem problemas, o calendário foi aprovado pelos Conselhos.

Após a aprovação, a direção do Sescoop/PE divulgou a resolução, de número 1668/2017, enviada pelo Conselho Nacional do Sescoop, que dispõe sobre a aprovação e valor da proposta orçamentária do Sescoop/PE para o ano de 2018. O valor aprovado foi de R$ 6.930.002, que será concentrado em ações para promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão e desenvolvimento das cooperativas brasileiras.

“Esse orçamento aprovado pela unidade nacional ajudará o cooperativismo na ampliação do acosso das cooperativas às soluções de formação e qualificação profissional, além no monitoramento de desempenho e resultados com o foco na sustentabilidade das cooperativas”, enumerou Malaquias Ancelmo de Oliveira.

Também foi divulgado ao grupo uma missão de estudos internacional, que acontecerá no fim do mês de fevereiro. Um grupo de 30 gestores de cooperativas, de todo o Nordeste, irá até a cidade de Lisboa, capital da Portugal, onde passarão oito dias na Católica Lisbon School of Business & Economics, para participar de um curso sobre o desenvolvimento em gestão e liderança, Gestão em Saúde para Médicos, além de um programa avançado de gerenciamento. Essa viagem faz parte do de um desafio a ser superado para profissionalizar a gestão das cooperativas e a governança do sistema cooperativo. As cooperativas pernambucanas estarão bastante representadas dentro da comitiva, de acordo com o Malaquias. 

Para o representante dos empregados das cooperativas do Conselho de Administração, Marcelo de Castro, juntar os conselhos foi uma grande ideia do Sistema. “Dessa forma, todos sabem o que cada Conselho está debatendo. Às vezes, queremos discutir um assunto, mas não sabemos se ele já foi visto ou como os colegas observam tal ponto de vista. Com um maior número de pessoas participando, o cooperativismo só tem a ganhar”, enalteceu o conselheiro. 

O ponto de vista de Marcelo também foi acompanhado pelo Conselho Diretor, pelo menos, foi o que garantiu a conselheira Maria do Amparo. “Quando juntamos os Conselhos, podemos opinar em vários pontos de vista. Há determinados assuntos que não podemos votar, por ser de matéria competente de apenas um grupo, porém, o nosso ponto de vista é escutado, fortificando o trabalho que podemos fazer em prol do crescimento”, ratificou a conselheira. 

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