Programa Cooperjovem

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Pernambuco (Sescoop/PE) implantou o Prograna Cooperjovem no Estado em 2004, realizando atividades em escolas públicas de seis municípios com a parceria de cooperativas e de secretarias de Educação.

No âmbito do Programa, são realizadas oficinas para qualificar os professores a trabalharem o cooperativismo, de forma transversal, inserindo nas atividades realizadas em sala de aula menções à prática da cooperação.  Esses docentes recebem material didático específico e orientações por parte dos coordenadores do Programa no município, de forma a desenvolverem as atividades de forma integrada.  A capacitação dos professores é periódica e as escolas contam com o suporte de visitas técnicas e também da atuação do Comitê Gestor, que avalia o desempenho do Programa no Estado e propõe melhorias.

O material didático, que inclui  livro e revistas em quadrinhos específicas do Programa, é utilizado pelos professores como base para o desenvolvimento de novas ideias. Complementa esse material, o livro Cooperativismo: Transversalidade no Currículo Escolar, lançado pelo Sescoop/PE, em 2010, que reúne metodologias de trabalho desenvolvidas por uma das professoras do Programa, Eliana Nogueira. Esse documento reúne também o registro verificado em um conjunto de oficinas do Cooperjovem, em que foram postas em prática as referidas metodologias.

Os projetos desenvolvidos pelas escolas incluem feiras escolares, festas específicas, realização de gincanas cooperativas, promoção de oficinas, participação nos concursos promovidos pela unidade nacional do Sescoop para estudantes e professores, além de inserção na rotina dos alunos de atividades que contribuem para a preservação, limpeza e organização do ambiente escolar.

Os reflexos desse trabalho beneficiam toda a comunidade escolar quando se percebem avanços no trabalho conjunto, na melhoria do ambiente e das relações entre os estudantes, que se tornam mais cooperativos. Fora da escola, a influência no contexto em que a instituição está inserida traz resultados positivos, haja vista o envolvimento das famílias dos alunos com as práticas de cooperação difundidas.

 O trabalho desenvolvido põe em prática dois importantes princípios que norteiam a atuação do segmento cooperativista: a educação e a informação (5º princípio do cooperativismo), por meio da qualificação dos professores multiplicadores; e o interesse pela comunidade (7º princípio do cooperativismo), com a realização de ações sociais voltadas à melhoria das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.

Atualmente, o Programa Cooperjovem conta com escolas parceiras dos municípios de Afogados de Ingazeira, Ingazeira, Jatobá, São José do Egito, Pesqueira e Santa Cruz do Capibaribe. O trabalho abrange mais de 400  professores e beneficia mais de 12.000* alunos no Estado de Pernambuco.

 
adidas superstar air max suisse nike roshe run suisse nike roshe run mbt suisse nike air force suisse ray ban suisse nike air max suisse louboutin suisse mbt geneve christian louboutin suisse new balance suisse cialis suisse viagra suisse kamagra 100 viagra suisse levitra suisse kamagra gel priligy suisse viagra generique